Pular para o conteúdo principal

Truques e brinquedos simples para envolver o gato em atividades físicas




Você lembra do Frajola, do Tom, do Manda-Chuva e sua turma, da Penélope, do Snowball, do Mingau e tantos outros gatinhos que passaram em nossas telas de TV? Sabe o que eles tinham em comum? Eram todos magros! 

Mas aos poucos foram aparecendo novos personagens que refletem uma triste estatística: 1 em cada 4 gatos domésticos estão obesos! Ah, mas gatos gordinhos são tão fofinhos! Pode até ser, mas sabe o que eles também são? Eles são potencialmente mais tristes, menos saudáveis e podem estar sofrendo com dores e desconforto.
A obesidade nos felinos pode causar diversos problemas de saúde (além de stress e depressão) como diabetes, doenças nas articulações e ligamentos e dores, entre muitas outras coisas.
O exercício físico deve ser encorajado, uma vez que colabora com o desenvolvimento da massa muscular e o gasto da gordura corporal. É muito importante que o gato obeso que vive em ambientes fechados redescubra uma atividade diária, que deve ser mantida mesmo após obtido a perda de peso desejada.

Afinal, assim como com os humanos, os exercícios físicos melhoram o condicionamento, fortalecem o sistema imunológico, fortalece ossos, músculos e articulações e melhora a função cardiovascular d o organismo.


Ser um gato fit não tem nada a ver com moda, tem a ver com saúde. Então bora malhar gataida! E vamos botar esses humanos pra nos ajudar no processo! Então divirtam-se com a lista abaixo!

ü  Espalhe pequenas porções de comida pela casa, cada dia em um local diferente, para que ele possa ir “à caça”.

ü  Quer dar petisco? Faça ele se esforçar pra ganhar! Coloque pequenas quantidades de petiscos numa caixa de ovo ou dentro de uma garrafinha pet com buracos. Além de estimular o instinto explorador dos felinos, eles ainda têm a recompensa quando conseguem retirá-lo.

ü  Use brinquedos pequenos que se movem para ativar o instinto caçador de seu bichano. Amarre ratinhos num barbante, bolinhas (até de papel), rolo de papel higiênico vazio, garrafinhas pet com algo que faça barulho dentro. Eles podem ficar entretidos por longos períodos antes de se cansarem. Mas atenção: os brinquedos precisam estar em movimento!

ü  Amarre tiras de fita de cetim ou penas e um guizo numa caneta ou qualquer coisa que sirva de “varinha” e incentive o gatinho a caçar. Não tem fita de cetim? Use uma camiseta velha, corte em tiras fininhas e amarre com barbante em uma das pontas!

ü  Pegue retalhos de tecido e faça um nó, amarre num barbante e pronto: diversão garantida.

ü  Faça um brinquedo de catnip com uma meia velha e barbante. Encha a meia com algodão, retalhos de tecido, papel etc e coloque um pouquinho da erva catnip e dê um nó na ponta da meia com o barbante. Você pode enfeitar com penas se quiser.

ü  Corte de papelão e cole uma na outra. Passe uma fita adesiva em volta bem apertada ou acomode em outra caixa de papelão e você terá um arranhador para seu peludo.


ü  Corte pedaços de papelão de tamanhos diferente, faça um furo no meio, e passe um barbante com uma agulha pelo buraquinho para uni-los. Ratinho de papelão pronto para servir de presa para o peludo. Se tiver borrife com spray de catnip.



ü  Cubra seus pés (ou mãos) com um lençol ou cobertor e mexa-os. Qualquer coisa que se mexer debaixo de uma coberta vai instigar o peludo. Seu gatinho não vai resistir e vai pegar o seu dedão!

ü  Se tiver espaço em casa, crie rotas com obstáculos para ele pular de um lugar pra outro. Você pode usar seus próprios móveis ou instalar prateleiras, fazer escadinhas, arranhadores, postes para escalar. Você mesma pode fazer com tubos de PVC e sisal, retalhos de carpete, pedaços madeira, caixotes de madeira de feira etc. Estes materiais são super baratos e você pode fazer um monte de coisas pra deixar seu gato mais feliz e ativo.

ü  Brinque de correr e de esconde-esconde com seu gato. Isso mesmo! Você já deve ter visto seus gatos fazendo isso entre eles. Então porque não participar da brincadeira?!

ü  Brinque com luzes. Uma luz em movimento é tão irresistível quanto uma caixa de papelão! Você pode usar uma lanterna e o gato vai tentar caçar a luz. Se notar que seu gato fica frustrado com a brincadeira não force. Afinal, ele corre, corre, corre e não pega nada!

ü  Faça um túnel ou um castelo para gatos. Você pode fazer isso com várias caixas de papelão coladas com buracos interligando-as.


ü  Com uma caixa tipo de pizza, faça vários buracos na tampa e coloque brinquedos dentro para que ele tenha que pegar.

ü  Se possível, dê acesso às áreas externas (quintais, varandas ou jardins, desde que adequadamente telados). Se não der, enriqueça o ambiente. 


ü  Gatos não se adaptam naturalmente a coleiras e caminhadas, mas não é impossível. Veja como treinar seu gato pra passear clicando aqui.

Estas são apenas algumas ideias fáceis, práticas e baratas e, partindo delas, você pode criar outras atividades. O importante é não deixar de praticar exercícios, pois o felino precisa manter seu peso ideal para evitar a obesidade e manter a saúde. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco