Pular para o conteúdo principal

Afinal o que é gatificação?



Se você tem um gato você já percebeu que seu comportamento pode ser bem peculiar. Gatos considerados domésticos na verdade são pequenos tigres siberianos vivendo em harmonia com os seres humanos e ocupando o mesmo espaço. Nenhum comportamento felino é ao acaso e é muito importante permitir que seu gato SEJA UM GATO! (Para saber mais sobre comportamentos naturais clique aqui).

Gatinhos que vivem em confinamento – casas sem acesso à rua ou apartamentos telados – certamente estão protegidos dos perigos da vida louca das ruas, mas também são os que mais precisam de enriquecimento ambiental ou, como se diz hoje em dia, de gatificação. Isso se deve a que seus territórios se resumem à casa em que vivem, porem na natureza, os felinos são animais exploradores de grandes áreas, vastos territórios. Por isso que muitos peludos tem a necessidade de passear – as famosas voltinhas – pelas adjacências da casa em que moram.

Vamos abrir um pequeno parêntesis e falar sobre passeios. Se você quer que seu gatinho explore outros territórios, incentive os passeios seguros com o uso de peitorais adequados para felinos. Saia para passear com seu gatinho e permita que ele expanda seu território – como o faria na natureza – de forma segura. Se quiser saber mais sobre passeios com felinos dá uma olhada em nossas matérias a respeito.

Voltando ao nosso assunto gatificação, vamos explicar assim: gatificar nada mais é do que colocar elementos (coisas) no ambiente que tragam bem-estar físico e psicológico ao gatinho. Gatificar o ambiente de seu bichano significa colocar objetos no local onde ele vive para que este fique o mais natural possível para um felino. A gatificação estimula a atividade física e reduz as chances de aparecerem distúrbios comportamentais (psicológicos) como depressão e marcação exagerada de território com a urina por exemplo. A gatificação pode ser feita com uma série de objetos como móveis, brinquedos, plantas, alimentos e uma infinidade de recursos que geralmente já dispomos em casa e precisamos apenas usá-los a favor do gato.


Você pode fazer muito pelo seu gato acrescentando itens ao ambiente que vão ajudá-lo a desenvolver seus instintos naturais e ter uma vida mais saudável e feliz dentro de casa. Existem infinitas formas de fazer isso e vamos dar algumas dicas de gatificação quase que sem investimento, que requerem apenas amor, responsabilidade e criatividade. Em outros posts você vai encontrar dicas tipo “faça você mesmo” de brinquedos e também de produtos que te ajudarão na missão de tornar sua casa a Disneylândia dos gatos.


Vamos começar as dicas entendendo que gatificação começa com amor: interagindo com o seu gato. Você pode fazer isso escovando o pelo, brincando, fazendo carinho etc. Quanto mais cedo você começar a interagir com seu gatinho, mas chance terá de ter um companheiro que aprecie essas interações. Não esqueça que gatos gostam as vezes de uma vida mais solitária e isso não significa que ele não gosta de você. E lembre-se que gatos são animais crepusculares, então os melhores momentos para essas interações são ao clarear do dia e ao anoitecer.

Gatificação também envolve responsabilidade: oferecer comida, água e caixas de areia em quantidades adequadas ao número de gatos. Se houver 3 gatos na casa, devem ser oferecidos 3 potinhos para comida, água fresca para os 3 e, no mínimo, 4 caixas de areia! SIM!!! 1 caixa a mais que o número de gatos. Não se esqueça que o gato e um animal curioso, e sim, a curiosidade pode matar o gato! Ele vai querer entrar em tudo que é buraquinho, cheirar tudo, se esfregar em tudo, pular em tudo e é nossa responsabilidade garantir a segurança dos bichinhos que estão sob nossa tutela. Acidentes podem ocorrer por isso o melhor começo é telar TODAS as janelas! Revise sua casa inteira e evite que o gato tenha acesso a locais perigosos.

E finalmente, gatificar é ser criativo: o espaço precisa oferecer locais seguros para seus gatos. Seja no alto ou no chão, o seu gato precisa ter locais onde se sinta seguro e protegido de invasores (como visitas ou o moço da TV a cabo) e de onde possa vigiar seu território (sim, a casa é dele – você apenas mora lá!) e observar suas presas (que bem podem ser os dedinhos de seu pé). Puxe um móvel pra mais perto da janela, coloque uma caixa de papelão debaixo da mesa, esvazie uma prateleira para que seu gato possa usar... seja criativo!

A mesma coisa vale para brinquedos. Você pode fazer muitos brinquedos sem gastar nada! Amarre um cadarço na ponta de uma colher de pau e amarre algo na outra ponta e voilà, temos uma varinha! Pegue uma meia que já não usa e encha com algodão e catnip e dê um nó. Pronto, também temos uma bolinha com catnip! Corte caixas de papelão em pedaços iguais e acomode-os dentro de outra caixa tipo de sapatos para fazer um arranhador.


Por sorte hoje há inúmeras opções de produtos que podem estimular os instintos naturais dos felinos domésticos e pra todos os bolsos também. E se não quiser gastar não precisa também. O importante e garantir que o ambiente seja estimulante e seu gato esteja sem atividade para manter sua saúde física e mental.

Agora, é com você. Mãos à obra e bora gatificar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco