Pular para o conteúdo principal

Passeio com gatos, sim ou não?



Nossa 1a resposta a esta pergunta é: depende!

Como assim depende???!!!

Imagino que você deve estar se sentindo frustrada com a resposta, mas é a mais honesta que podemos te dar. Como sempre falamos, gatos são gatos! Cada um tem uma personalidade e característica individual que deve ser respeitada ao pensar em levar seu peludo pra passear.

Este assunto na verdade é bem controverso. Há quem defenda que lugar de gato é dentro de casa e ponto final. Há quem pregue que gatos precisam de grandes territórios e o passeio pode estimular comportamentos naturais trazendo benefícios para o animal.

E no meio das divergências, estão eles, os gatos. E é ai que vem o nosso depende! Se seu gatinho é um indivíduo muito assustado e reservado, morre de medo das visitas, corre e se esconde cada vez que ouve um barulho diferente, então nosso conselho seria jamais levá-lo para passear e respeitar sua personalidade. Alguns gatos preferirão continuar se limpando e dormindo tranquilos em casa ao invés de andarem por lugares desconhecidos.

Agora, se teu peludo é curioso, explorador, destemido, acreditamos que o passeio será uma experiência muito enriquecedora para ele. Algumas pesquisas recentes mostram que o hábito de sair para passear com os peludos pode devolver a ele alguns instintos primitivos que ele não usa na vida dentro de casa, como caçar e se aventurar em lugares que ele não conhece. Passear com gato pode devolver a liberdade dele, sem que ele corra riscos de ser atacado por outro animal, envenenado ou atropelado na rua.

Na nossa opinião, levar um gato para passear oferece um bom equilíbrio entre ter um gato caseiro – que vive muitos anos, mas em um ambiente pouco estimulante – e um gato rueiro – permitindo que o gato saia e aproveite o mundo externo, mas sob a sua proteção.

O mais importante é respeitar o bichano nessa hora. Se ele não se incomodar, não mostrar medo, ótimo, ele provavelmente vai adorar o passeio. Agora, se ele ficar muito amedrontado e arredio, não o force a sair. O estresse vai lhe fazer muito mal.

Aqui na Bigodiva temos 3 gatos: Teby – que só aceita guia para andar de carro, então vai ao vet por exemplo desfilando linda e maravilhosa de peitoral; a Sofia – que ama passear em uma praça perto daqui e corre atrás de passarinhos, sobe em árvores e se esfrega na grama; e o Serafim – que vê o peitoral e corre pra debaixo da cama. E respeitamos cada um deles do jeito que é.



Portanto, mais uma vez a resposta é depende e entre duas posições tão extremas, temos que entender o que é melhor para cada indivíduo que mora com a gente e o que é mais conveniente para cada um.

Quer saber mais? Aguarde os próximos posts com dicas e um guia de treinamento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco