Pular para o conteúdo principal

Por que meu gato se comporta como uma mini onça?



GATOS SÃO GATOS...

Os gatos já são maioria nos lares em alguns países como Estados Unidos e Alemanha. No Brasil a tendência é similar e há quem diga que em alguns anos haverá mais gatos que cães nos lares brasileiros. E eles são tão populares quanto misteriosos e peculiares em seus comportamentos. Nem tudo se sabe sobre porque fazem o que fazem, mas há um consenso que tudo está ligado aos seus ancestrais selvagens e aos grandes felinos que ainda vivem na natureza.

Estudos indicam que nosso amigo gato doméstico se aproximou do ser humano entre 10 a 12 mil anos atrás, atraídos pelas presas encontradas nos campos cultivados pelo homem. A agricultura teve um papel determinante para que homens e gatos se relacionassem e se iniciasse a domesticação.

Apesar de nossos queridos peludos terem se adaptado muito bem á vida com os seres humanos, eles ainda carregam no DNA alguns comportamentos que podem até parecer estranhos, mas que estão intimamente ligados à vida na natureza e devem ser respeitados e incentivados para garantir que seu gatinho seja saudável física e mentalmente.

Os gatos domésticos são felinos carnívoros estritos, como um leão, um tigre ou uma jaguatirica. Como tais, eles têm instintos naturais de caça ainda muito presentes em seu comportamento. Igual a seus primos selvagens, eles têm hábitos noturnos e crepusculares, quando fica mais difícil de serem vistos pelas suas presas. Isso também explica seu instinto mais competitivo e territorialista que o do cão, que é mais colaborativo.

Além disso, na natureza eles escalam árvores com grande agilidade, algumas espécies correm a velocidades inacreditáveis, eles se entocam para poder proteger os filhotes ou observar as presas, afiam as garras para poder agarrar sua caça e costumam levar as presas para as tocas para alimentar os filhotes. Tudo com a ajuda de visão, olfato e audição muito aguçados.

A esta altura você deve ter reconhecido vários destes comportamentos em seu amigo peludo e pensado: “ah, meu gato faz isso!” “E isso também!” “Nossa, é a cara do meu gatinho!”

E saiba que você não só está certa, como não é a única. A maioria dos gatos “domésticos” ainda apresenta muitos dos comportamentos e características de seus antepassados selvagens, porém menos aguçados. O gato “doméstico” adaptou-se muito bem a vida em nossas casas, mas isso não quer dizer que ele perdeu seus instintos e se distanciou dos comportamentos naturais de seus primos selvagens.

Entender esta relação entre os gatos domésticos e os grandes felinos e de extrema importância para que possamos entender, respeitar e incentivar esses hábitos em nossos gatos de estimação, pois eles estão biologicamente programados para agir desta forma. Desestimular estes comportamentos pode gerar estresse e sofrimento para nosso melhor amigo.

Gatos de rua aprendem com suas mães que precisam caçar para sobreviver e desenvolvem esse instinto naturalmente. Gatos “domésticos”, apesar de não ter esse estímulo de receber presas de sua mãe, sempre darão um jeito de demonstrar seu comportamento caçador: quando se escondem debaixo de algum móvel, quando saem correndo desembestados pela casa, quando ficam se esfregando em tudo que é lugar, quando pedem para a abrir a torneira.... isso nada mais é que a forma que seu gato “doméstico” encontrou para manifestar sua natureza. Estes comportamentos não devem, de forma alguma, ser podados ou desestimulados. Ao contrário, devem ser incentivados!


Oi? Peraí sua louca, você está dizendo que eu tenho que deixar meu gato destruir a minha casa?!!!
Eu, sei rsss... Li seus pensamentos. CALMA!!! Seu gato não precisa destruir a casa, nem o sofá, nem as cortinas, nem derrubar todos os enfeites da prateleira ou fazer xixi pela casa toda para ser um gatinho feliz! E o grande segredo é a GATIFICAÇÃO do espaço.

Agora você entende PORQUE seu gato se comporta como uma mini onça. Se quiser saber mais sobre gatificação e como preservar sua casa incentivando os comportamentos naturais de sua oncinha clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco