Pular para o conteúdo principal

Covid-19 + água sanitária + gatos: entenda o perigo.



Em tempos de pandemia e seguindo as orientações de profissionais da saúde e da própria OMS, muitas pessoas têm usado uma solução de Água Sanitária diluída para higienizar superfícies, objetos, a própria casa para se proteger contra o Covid-19. Com isso apareceram vários posts nas redes sociais sobre tutores que relatam como os gatos mudam de comportamento quando sentem o cheiro de água sanitária.

A verdade é que os gatos adoram a água sanitária. É irresistível para eles. Ainda não se sabe exatamente porque os peludos se esfregam e rolam em panos, chão e qualquer coisa que tenha esse odor. O que se sabe é que causa neles um efeito similar ao Catnip, provocado por pelo menos um dos componentes químicos da água sanitária: a lixivia (composto baseado em hipoclorito de sódio). O gato consegue identificar aromas “invisíveis” – como o da lixivia - que podem desencadear um efeito hormonal no corpo dele. E apesar de parecer inofensivo, a verdade é que a água sanitária é responsável por inúmeras emergências veterinárias, internações e até mesmo mortes de animais.

Deixar seu peludo cheirar e se esfregar neste composto químico (nem vamos falar em lamber!) pode significar um problema grave para a sua saúde, pois ela é muito nociva e pode causar problemas graves no seu sistema digestivo, vômitos, salivação excessiva e muita dor. Se vomitarem, a água sanitária pode ser um terrível corrosivo para a boca do gato.
Basta o bichano inalar o produto repetidas vezes para provocar possíveis inflamações e insuficiência respiratórias, lesões na mucosa do esôfago e estômago, parada cardiorrespiratória e até morte.

O que faço então para proteger minha família do Covid-19 sem causar danos à saúde dos peludos? Se precisar usar não fique em pânico: durante o uso é importante manter o local ventilado (mesmo que seja com um ventilador) para evitar intoxicações. O melhor é usar água (acima de 25 graus Celsius é melhor ainda) e sabão e deixar formar bastante espuma. Lavando tudo direitinho também evitamos a contaminação. Após a lavagem, se possível e disponível, higienizar com álcool 70º mas se estiver bem lavadinho nem precisa, é um plus.  Assim humanos e felinos passarão por esta fase complicada sem problemas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco