Pular para o conteúdo principal

Obesidade em gatos: como preveni-la e combatê-la.


Como muitos amantes de gatos, nós da Bigodiva promovemos e defendemos a criação indoor (dentro de casa) dos felinos, principalmente aqueles que vivem em grandes conglomerados urbanos. Gatinhos que andam soltos por ai estão sujeitos à doenças, ataques de outros animais, a se perder, a ficar machucados... tanta coisa pode acontecer. Então, acreditamos que o local mais seguro para seu bichano é sim dentro de casa.
Mas manter o seu peludo dentro de casa também pode trazer consequências negativas. Isso mesmo, ficar dentro de casa o tempo todo pode causar sedentarismo, stress e tédio. Isso mesmo! Seu gato pode ficar sedentário e entediado e, consequentemente, engordar!

Assim como nós humanos, gatos criados em confinamento (indoor) são mais sedentários, o que pode gerar problemas de saúde física e mental no seu bichano. Gatos confinados e castrados tem ainda maior propensão a ganhar peso e se tornar obesos. E assim como nós, é importante que o gato faça atividade física e gaste energia para evitar stress e manter o peso.
A obesidade nos felinos pode causar diversos problemas de saúde (além de stress e depressão) como diabetes, doenças nas articulações e ligamentos e dores, entre muitas outras coisas.
O exercício físico deve ser encorajado, uma vez que colabora com o desenvolvimento da massa muscular e o gasto da gordura corporal. É muito importante que o gato obeso que vive em ambientes fechados redescubra uma atividade diária, que deve ser mantida mesmo após obtido a perda de peso desejada.

Afinal, assim como com os humanos, os exercícios físicos melhoram o condicionamento, fortalecem o sistema imunológico, fortalece ossos, músculos e articulações e melhora a função cardiovascular d o organismo.
A dieta sozinha pode causar perda de tonicidade muscular e o gato obeso pode não recuperar sua agilidade se o “regime” não for acompanhado de exercícios. Estes exercícios têm que ser adaptados às necessidades naturais do peludo e devem ser iniciados progressivamente com simples movimentos, começando com dois ou três períodos de 2 minutos por dia. Um bom jeito de começar é espalhar pequenas porções de alimento pela casa para que ele precise se movimentar para obter o alimento.

Também é importante dar opções para que o gato brinque (= faça exercício) enquanto nós humanos estamos fora de casa. Se ele não tiver nada pra fazer, ele não vai queimar as gordurinhas extra.
Para ajudar os bichanos a perder peso precisamos despertar o entusiasmo de redescoberta pela vida. E não precisa de muita coisa nem de dinheiro para garantir que o gato tenha um ambiente rico em brinquedos, jogos, esconderijos e oportunidades de escalar.
Entenda os perigos da obesidade, como preveni-la e combate-la e os cuidados que você deve ter ao estimular exercícios físicos em um gato obeso. Nossa turminha de experts felinos, Teby, Sofia e Serafim, preparam uma edição com um papo sério de gato pra gato, cheia de dicas para que teu gato te ensine como ajudá-lo a perder peso e ficar fit. E ser um gato fit não tem nada a ver com moda, tem a ver com saúde. Então bora malhar gataida! E vamos botar esses humanos pra nos ajudar no processo!
Divirtam-se!

Gatos obesos = PERIGO!!!
Apesar de algumas pessoas acharem que gatos gordinhos são fofos, eles na verdade correm grande perigo. O sobrepeso e a obesidade são problemas muito sérios que podem trazer diversas consequências negativas para o bem-estar do animal. Entre muitas outras podemos citar doenças articulares, diabetes, distúrbios no fígado e no trato urinário que comprometem a longevidade do peludo.

Como prevenir ou combater a obesidade?
Igualzinho aos humanos, se o seu gatinho come muito e não gasta energia, ele engorda! E igualzinho aos humanos, o primeiro passo para manter ou perder peso é uma alimentação equilibrada, balanceada e em quantidades adequadas. Consulte seu veterinário se o seu peludo estiver acima do peso sobre a melhor dieta pra ele.
E de novo, igualzinho aos humanos, a atividade física e exercícios é um fator essencial à saúde de seu gato! Por isso, inclua nas suas atividades diárias alguns momentos para praticar exercícios com o seu gatinho.
Mas calma! Igualzinho aos humanos um gato sedentário não vira corredor de maratona da noite pro dia! Ele não vai virar atleta só porque a gente resolveu que ele tem que se exercitar.

Cuidados na prática de atividade física com gatos obesos
Gatos obesos podem apresentar maior resistência à prática de atividade física. E não é só pra mostrar quem manda ou porque ele é “só preguiçoso”. O excesso de peso causa cansaço, dificuldade de movimentação e até mesmo dores causadas por doenças articulares. Tudo isso pode desestimular o bichinho a se mexer simplesmente porque dói, porque ele cansa e porque não consegue andar direito. 
Antes de começar exercícios ou brincadeiras com gatos obesos, é importante pedir a orientação do seu veterinário, pois algumas doenças articulares podem se agravar com os impactos da atividade física. Então mesmo que seu peludo não tenha sido diagnosticado com problemas ortopédicos, evite brincadeiras com pulos de locais muito altos.

Dicas para a prática de atividade física com gatos
ü  Gatos são muito sensíveis ao calor. Escolha horários mais frescos e locais mais arejados.
ü  Hidratação é fundamental. Ofereça sempre água fresca e geladinha. Se possível ofereça água corrente.

ü  Segurança a todo momento. Janelas teladas, rotas de fuga fechadas, saídas bloqueadas sempre. Evite usar sacos plásticos ou barbantes e fios para brincar se você não estiver monitorando. Ele pode sufocar ou se enforcar.
ü  Gatos não suam. Para se resfriar eles ficam ofegantes e põe a língua pra fora. Se perceber que seu gatinho está com dificuldade pra respirar pare a brincadeira!
ü  Faça atividades curtas (10 a 15 minutos) várias vezes ao dia. Conforme o interesse aumenta, o condicionamento físico melhora.
ü  Incentive os comportamentos naturais para despertar interesse. Por mais preguiçoso que seu gato seja, alguns comportamentos estão no DNA e ele não vai aguentar ficar parado.
ü  Enriqueça o ambiente. Estruture seu espaço para que o gato possa se divertir mesmo quando estiver sozinho em casa.
Estas são apenas algumas dicas fáceis e práticas. Partindo delas, você pode criar inúmeras atividades. O importante é não deixar de praticar exercícios, pois o felino precisa manter seu peso ideal para evitar a obesidade e manter a saúde. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco