Pular para o conteúdo principal

O que considerar antes de levar meu gato pra passear?



Você precisa saber que passear com um gato não é a mesma coisa que passear com um cãozinho.

Então gostaríamos de dizer que levar seu gato para passear não significa ir dar uma volta no quarteirão! Tire da cabeça a ideia de passear pela rua com seu bichano. Se você não tem um jardim ou quintal em sua casa ou na casa de um familiar ou amigo, tente encontrar um parque pouco movimentado e leve o seu gato até lá em uma caixa de transporte.

Um pouco de ar e sol sempre são uma boa opção para que o bichano possa se deitar por um momento na terra ou lixar suas unhas em um tronco, correr atrás de passarinhos, enfim, ser um gato! O passeio tem que ser estimulante e bacana para o gato!

Então pense, se o objetivo do passeio é apenas desfilar com o bichano sem que isto realmente traga benefícios para o animal, considere deixá-lo dentro de casa. Sempre há opções para oferecer diversão e estímulos no ambiente interno. Se quiser saber mais a respeito, leia nossa matéria sobre ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL.

Entendido que o passeio depende da personalidade de cada indivíduo e que o passeio deve ser estimulante para o animal, se você ainda quer tentar, vamos entender o que precisa levar em conta antes de começar.

Antes mesmo de comprar um peitoral, pense!!!

Gatos são solitários e territoriais e passear na rua pode ser muito estressante para eles, como comentamos acima. Fora de casa, eles não contam com suas marcas de cheiro além de estarem expostos a outros indivíduos, o que pode fazer com que se assustem facilmente e que queiram fugir.

Os gatos são como a gente, quando tiramos eles da zona de conforto ficam estressados ou nervosos. Lembre-se que eles não vêm os outros gatos como companheiros para brincar e socializar (como acontece com os cachorros), mas sim como invasores. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar qual será o lugar adequado para os passeios. Um local calmo, com poucos barulhos, pouco visitado por outros animais.

Repetimos: voltinha na rua está fora de cogitação! Procure um parque, um jardim ou quintal de algum amigo ou parente, e verifique se você tem condições de realizar os passeios em horários com menos movimento.

Tão importante quanto se certificar que o local onde levará seu peludo pra explorar é tranquilo, você precisa garantir a integridade física de seu animal. Seu bichano DEVE ESTAR com TODAS as vacinas em dia e devidamente desparasitado. E claro, se o seu amigo felino não estiver esterilizado, não o leve em época de cio.

Se você consegue atender todos estes requisitos, agora vem a parte mais difícil! A que vai requerer muita paciência e persistência. Acompanhe nosso próximo post com dicas sobre treinamento com o peitoral!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 tipos de enriquecimento ambiental

Há uma boa chance de você já ter ouvido falar em Enriquecimento Ambiental ou Gatificação. Neste caso, você humana sabe que a qualidade de vida de seu peludo melhora muito quando o ambiente em que ele vive é interativo, dinâmico e cheio de desafios (coisas que estimulam os bichinhos física e mentalmente). E sabe porque é tão importante? Porque a vida em cativeiro, apesar de segura e cheia de amor, pode causar efeitos danosos, como depressão, obesidade, apatia. Animais mantidos em cativeiro – como é o caso de gatinhos criados dentro de casa – podem sofrer muito com o estresse causado por estes ambientes, não porque não sejam bem cuidados ou porque lhes falte amor, mas porque eles não conseguem expressar comportamentos típicos da espécie por limitações intrínsecas do espaço onde vivem. Criar um ambiente que se assemelhe à natureza virou assunto inclusive entre especialistas, e hoje há inúmeros trabalhos científicos sobre o tema e já há comprovação científica que o enriqueci

Como fazer meu gato beber mais água

Os bichanos são como nós, precisam se manter hidratados e consumir água para manter uma boa saúde pois ajuda na digestão, a regular a temperatura corporal, controlar a pressão arterial e a metabolizar toxinas. Mas fazer os peludos beber bastante água pode ser uma tarefa difícil. Então, veja algumas dicas pra estimular esse hábito: A água deve estar espalhada nos cômodos onde o gatinho costuma circular; Coloque a água longe da ração, da caixa de areia e do sol e troque-a várias vezes ao dia; Teste formatos e materiais diferentes para os potinhos de água; Troque a água ao invés de encher o potinho e coloque cubinhos de gelo; Se você não fica em casa ou não tem tempo pra ficar abrindo a torneira ou trocando a água pro seu gatinho, invista em uma fonte de água corrente: elas mantém a água fresca por mais tempo. Abaixo listamos as fontes testadas e aprovadas pela Bigodiva. Além dessas, a do vídeo nós montamos usando pedras de jardim, uma vasilha de cerâmica e a fonte p

Pré-requisitos para um passeio com um gato seguro e confiante!

Bem, se vc acredita que algum de seus gatos vai curtir o passeio, encontrou um lugar bacana pra levá-lo, verificou que ele está com as vacinas e vermífugos em dia, e crê que terá tempo e paciência para o “treinamento”, então vamos para a próxima etapa: escolher um peitoral adequado. (Leia nossos posts anteriores sobre o assunto: Passeio com gatos, sim ou não? e O que envolve levar meu gato pra passear? ). Certamente você já ouviu alguém dizer: meu gato “trava” quando coloco a coleira! E isso é a mais pura verdade. Isto acontece tanto porque o gato não está acostumado com o uso do peitoral quanto pelo uso de coleiras e peitorais inadequados. Você deve escolher peitorais desenvolvidos para felinos. A anatomia dos bichanos é diferente da de um cão e os peitorais que normalmente encontramos por ai não levam isto em consideração e acabam sendo incômodos e inseguros para nossos amigos gatunos. Se quiser ver os nossos peitorais para gatos clique aqui . Assim que você tiver esco